Retro Games Revival: Invasion of the Zobie Monsters

1 de nov. de 2012

Invasion of the Zobie Monsters


Intro MSX
Ned estava pra curtir com sua gata - a Linda -  dentro do seu carango estacionado em algum lugar tranquilo e um pouco afastado da cidade. 
Eis que derrepente um raio atinge o carro e surge uma sombra aterradora que pega a Linda. 
O trevoso diz que vai assumir as rédeas desse mundo mortal com seu exercito de monstros zumbis.

Ned é um nerd representante da nova era. Esqueça aqueles fracassados dos filmes americanos dos anos oitenta que apanhavam dos fortões e eram esculachados por todos.
Mas isso você percebeu, não é? Ele tem um carango e uma gata! E com nosso protagonista o buraco é mais em baixo,  o bicho pega!
Gameplay MSX
Então ele parte pra resgatar sua amada, e de quebra, salvar o mundo pra orgulho geral dos geeks, nerds e afins.

Logo no começo,  na floresta infestada de zumbis monstros, agente já percebe que Ned é o cara! O "quatro olhos" tira onda com um desempenho de atleta. Pula, corre, agacha e atira. E como ele é cabeção, calcula cada ação (se você virar um bom jogador, lógico).

O cenário é continuo. Você segue pela  direita, e o que passou, fica pra trás. Então, ou você destrói, ou desvia dos zumbis monstros. E assim vai - como em muitos jogos - até encontrar o chefe da fase.

Bela tela de apresentação do Speccy
Belo Jogo ala Ghost'n Goblins que mostra todo o potencial de duas maquinas de 8bits. É o que acontece quando elas estão nas mãos de gente cheia de talento em programa-las.

Invasion of the Zombie Monsters é mais uma pérola retro de um tempo recente. O jogo mostra que um MSX 1 poderia ter um Ghost'n Goblins bem perto da versão Arcade e, não apenas um Demonia (apesar que eu gosto do Demonia)! 

No Speccy a comparação com Arcade fica um pouco distante. Mas nem por isso essa versão deixar de ser uma obra prima também.

Uma Intro do Speccy
Gameplay Speccy
Lembrando que o Speccy tem uma versão do Ghost'n Goblins. E que essa também foi portada pro MSX pela Amusement Factory. Mas convenhamos que poderia ser melhor! Quem conhece o IOTZM sabe que dava pra dar mais coro tanto no Speccy quanto no MSX para termos um Ghost'n Goblins mais decente.

A versão de IOTZM MSX é soberba. Mas a do Speccy é muito boa! 

Aqui sempre temos que ter em mente a limitação de hardware para analisar os jogos. E acho que a Relevo fez o que podia. E fez muito bem! Pois apenas o scroll é meio lento. De resto, é tudo soberbo também! 

Então dou nota dez em tudo nas duas versões. E babo dizendo que IOTZM é top 10 de todos os tempos (minha opinião particular)!

O grande problema de IOTZM é a dificuldade. Desanima se for jogado na maquina real. É bom treinar nos emuladores com save state para ficar fera antes de iniciar nas maquinas reais e desistir logo. Bom, isso é com cada um.





Matéria atualizada em 24/05/2013

Versão AMSTRAD CPC
Não há muito o que falar da versão Amstrad CPC, além do óbvio. Ela é um presente para os usuários dessa maquina, e a versão só difere um pouco nos gráficos, pois eles não ficam tão bem definidos. Mas isso é característica do Amstrad CPC. De resto, é o mesmo jogão com uma nova e ótima tela de carregamento feita por David Donaire.

Bem, esse jogo teve a capitania de Jon Cortázar, mas ele contou com uma equipe, principalmente quando o jogo mirou em outras plataformas.

Esquema profissional! Tudo como nos bons e velhos tempos em pleno 2013.






Deixo aqui os créditos mais relevantes (sem trocadilhos):
  1. Direction, main code and gfx - Jon Cortázar 
  2. Storyline and scenarios          -    Kepa Cortázar, Jon Cortázar
  3. Character design                      - Sergio Martínez, Jon Cortázar, Kepa Cortázar
  4. Illustration artist                        - Sergio Martínez 
  5. Additional MSX code               - Eduardo Robsy
  6. Additional ZX code                   - Javier Peña
  7. WYZPlayer created by Jose Vicente Masó
  8. Music composed by    Gominolas 
  9. SFX and rearranges    Jose Vicente Masó 
  10. CPC Support - Augusto Ruiz, David Donaire, Mauricio Muñoz 
  11. CPC Loading screen and loaderDavid Donaire
Links relevantes: 
RELEVO Videogames
Invasion of the Zombie Monsters na RELEVO
Invasion of the Zombie em cartucho na MATRA 
 
FICHA
  • Jogo..............INVASION OF THE ZOMBIE MONSTERS
  • Release........RELEVO (2010-2013)
  • Sistema........MSX1 - ZX SPECTRUM e AMSTRAD CPC
  • Estilo.............Plataforma, Ação, Pulo, Tiro
  • Vídeo 1 Vídeo 2   


2 comentários :

  1. Achei este jogo sensacional no MSX.

    Fiquei surpreso com a qualidade, scroll, técnicas de uso de gráficos etc.

    A Relevo superou as restrições do MSX 1. Impressionante.

    Concordo, nota 10!

    T+,

    Emil

    ResponderExcluir
  2. Emil,
    Eu ainda vou tirar um dia pra jogar IOTZM até o fim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...