Retro Games Revival: Sub Hunter

8 de mar. de 2013

Sub Hunter

Lançado pela Psytronik, Sub Hunter conta basicamente com três tipos de jogos nos seus 25 Levels. Todos unidos em um contexto envolvendo submarinos.

Sub Hunter é uma produção para aplaudir de pé. Foram quatro anos de trabalho de Richard Bayliss e Frank Gasking!

Uma característica muito legal e inteligente, é que a primeira coisa a ser carregada, é um menu que deixa o gamer a vontade para controlar todas as opções possíveis. Como por exemplo, carregar o jogo direto para ação (opção 3), ver só a Intro (opção 2), acessar menu das musicas, menu de efeitos sonoros, ver o demo, o protótipo, e até carregar um jogo extra, o Sub Duel. 

O Enredo de Sub Hunter
O enredo de Sub Hunter não é mais original do que os estilos de jogo adotados em cada level. O enredo apenas dá uma ligação a produção.

Um experimento governamental falha e a fauna marinha é afetada. O intento de aumentar o número e o tamanho dos peixes deu errado e transformou a fauna (tubarões, aguas vivas, cavalos marinhos, peixes) em criaturas mutantes. 
Há interessados na continuidade da tragédia. Agentes desse grupo lhe farão oposição em outros submarinos.

Os estilos de jogo nos Levels
Os estilos de jogo se repetem apresentando variações de inimigos, dificuldade  e de movimentação.

Levels 01, 04, 06, 07, 10, 13, 14, 17, 20 e 21
Levels de shooter horizontal subaquático
Vamos em direção flanco esquerdo a toda velocidade atirando em outros submarinos e criaturas mutantes enquanto tentamos resgatar os nadadores. 
Temos que atirar com cuidado para não acertar os humanos, mas se acertar também, tanto faz, pois você tem que cumprir a cota de cinco resgatados. Só se preocupe com sua reserva de oxigênio. Resgate sua cota antes que sua reserva se esgote.




Levels 02, 08, 15 e 22
Agora você está na superfície lançando bombas nas criaturas agua abaixo. Elimine quinze delas rapidamente para o nadador fugir. Se falhar, perde o submarino.




Levels 03, 09, 16 e 23
Nessa fase o Sub Hunter submerge desviado dos mutantes para resgatar no fundo do mar mais cinco nadadores,  e depois leva-los em segurança a superfície. Fase estilo "Lander".





Level 05, 12 e 19 

São os Bônus Levels. Este repete o estilo scroll horizontal dos levels de shooter. Porem, Não atiramos, mas desviamos de minas e recolhemos diamantes que nos dão 1000 pontos. Se completarmos sem bater nas minas, ganhamos um submarino extra.



Levels 11, 18 e 24Sofremos ataque de tubarões em todas as direções. Tubarões grandes e tubarões gigantescos


Level 25 (Final)
O level do chefão, o grande tubarão mutante do norte. A super aberração manda legiões de tubarões mutantes na sua direção. E por fim, parte para cima do Sub Hunter.


AMSTRAD CPC
Analisei essa super produção jogando a versão C64 e brinquei um pouco com versão Amstrad CPC, portada por Paul Kooistra, autor do Star Sabre(veja aqui) e Dead on Time (veja aqui)O vídeo review também ajudou muito. Confiram o link lá na ficha.
 
A versão CPC conta com cores bem mais vivas. E eu gostei mais da parte sonora. Ela ficou mais "primitiva" nessa versão Amstrad CPC. É mais retro. 

Sem dúvidas uma ótima conversão. 


As músicas do C64 são super produzidas. Um prato cheio para os entusiastas de "músicas de chip". Mas eu prefiro jogar com SFX.


Sub Duel, o jogo extra
Sub Duel é um jogo simples, para dois jogadores. Ele consiste em tentar abater o submarino inimigo no lado oposto da tela. Ainda tem minas ricocheteando em todas as direções para atrapalhar.



Conclusão
Realmente é um jogaço! O único problema de Sub Hunter, é que ele não é nada fácil. Cairia bem ter um continue.

Sub Hunter está disponível em várias mídias e agora também em download gratuito.

Mais lançamentos da Psytronik Software

Veja um Review em inglês
Mais telas no Moby Games


FICHA
  • Jogo..............SUB HUNTER
  • Release........PSYTRONIK SOFTWARE (2008-2011)
  • Sistema........ C64 - AMSTRAD CPC
  • Estilo.............Shootter, lander, ação
  • Vídeo C64 
  • VÍDEO Amstrad CPC





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...