Retro Games Revival: Caverns of Mars

3 de jun. de 2013

Caverns of Mars

Jogo que possivelmente criou um sub estilo de shmup, o não muito comum up to down vertical scrolling.
(Se alguém souber de algum jogo antecessor  ao CoM, nos informe) 

Um pouco da história
A história de Caverns of Mars começa em 1981, quando o então estudante Greg Christensen compra um Atari 800 e durante seis meses desenvolve o jogo. 

Com o jogo pronto, Greg envia CoM para Atari Program Exchange (APX)
CoM é vitorioso, o jogo mais bem sucedido do APX, e Greg foi muito bem pago.
A Atari percebe o potencial e assume de vez o jogo. 
CoM sai inclusive em cartucho. Um homebrew como produto oficial da Atari.


Ainda em 1981, teve o Carverns of Mars II, mas este é um jogo muito diferente, horizontal.
CAVERNS OF MARS II
Alias, muitos dizem que o Carverns Of Mars foi inspirado em um arcade coin-op da SNK, o Vanguard.

Sabe o que fiz? Dei um rotate e reconfigurei os direcionais do Vanguard. E ainda assim, fica super diferente! Somente seria do mesmo estilo, o up to down. 
Porem, isso foi apenas um estratagema que empreguei com as facilidades que a modernidade nos permite.

Acho que o pessoal confunde Caverns of Mars com o Carverns of Mars II.  O Cavern of Mars II tem mais a ver, mas mesmo assim, mesmo tendo a mesma orientação, é bem diferente de Vanguard.
Vanguard atira em todas as direções, e tem um botão para cada uma delas. É um jogão único em muitos sentidos. 

Cavern of Mars II seria melhor comparado ao Cosmic Avenger (Universal) e ao Super Cobra (Konami).  Mas ao que parece, Greg Christensen queria mesmo fazer um Scramble (Konami) para Atari desde o inicio.

Acredito que por alguma razão ele fez um "beta-prototype"  em up to down vertical scrolling e ficou mais interessante do que ele pretendia.  

Ainda bem que o pessoal do inicio dos anos oitenta gostou do jogo.

Enredo
Frotas marcianas cercam o planeta Terra e exigem a sua rendição! 
O IV Alto Comando da Terra sabe que seu lutador espacial, o HÉLICON VII, é única nave  equipada para invadir a sede marciana no fundo das cavernas. 

Jogando
Sua missão - quase kamikaze - é invadir as bases aliens situadas em profundas cavernas verticais cheias de sinuosidades.
O comando da Hélicon VII é multi direcional, e o scroll descendente é continuo. 
Além de se preocupar com as sinuosidades traiçoeiras, você deve atirar nos alvos estáticos pelo caminho. Dê sempre preferência ao precioso combustível alien.

Depois de um  ponto, as sinuosidades terminam e sua presença é detectada e rechaçada com uma onda de foguetes e naves com combustível.

Vale dizer que dependendo do nível que você escolhe (indo desde Novice, Pilot, Warrior até o Commander),  o jogo se torna mais difícil, longo, com mais setores e obstáculos como campos de força oscilantes, por exemplo.

Passando por eles, conquistará a parte mais profunda. 

Vá velozmente - antes que o combustível acabe - até um núcleo e ative a bomba relógio. E então, revertendo para down to up, terá apenas 30 segundos para aplicar suas habilidades evasivas para sair com a Hélicon VII da base e retornar a superfície do planeta vermelho, onde finalmente são e salvo poderá saborear a doce sensação da vitória com tudo na caverna abaixo sendo detonado. 


De 1981 até 2006  e, ainda homebrew
Em 2006, o ATARI 2600 ganhou uma versão do jogo. Mudam os gráficos, adaptados para o estilo 2600. Mas é o mesmo jogo em essência. Tem a mesma boa jogabilidade e bons efeitos.

O nome também mudou na versão 2600. O jogo foi renomeado para Conquest of Mars e... ficou mais hardocore! Sim! É bem mais difícil jogar essa versão, mesmo que seja no modo Novice.

Uma coisa legal nessa versão  de John W. Champeau (que também fez o Lady Bug para 2600) é que temos um CONTINUE... e nem gastamos fichinhas para continuar.
 
Conclusão
Posso ter me alongado, mas acho que esse jogo é super importante e super divertido. Não poderia escrever sobre ele de forma superficial. Ele é uma referencia básica, e farei reviews de outros jogos calcado nesse review de Caverns of Mars.

Há mais coisas a dizer de Greg Christensen e up to down vertical scrolling. Mas isso fica para futuros reviews.

////Jogo.....: CAVERNS OF MARS /  CONQUEST OF MARS
////Release: Atari / Greg Christensen / John W. Champeau (1981- 2006)
////Sistema: ATARI 8bits e ATARI 2600
////Estilo....: Shmups, Top To Down, Nave Vertical
  1. Caverns of Mars
  2. Conquest of Mars

LINKS & REFERÊNCIAS:


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...