Retro Games Revival: 06/25/13

25 de jun. de 2013

Em Busca dos Tesouros

EM BUSCA dos TESOUROS
Conheci esse jogo por causa da lista Canal-3. O burburinho chamava a atenção. Eram tantos elogios para um jogo que a primeira vista é simplório e feito para um sistema super modesto. 

Tive que investigar mais afundo. Li alguns textos e, já fui me impressionando. Vi vídeos, mas não foi o suficiente. Tive que experimentar para ver qual era a mágica. 
Somando com as entrelinhas (que são muitas) que envolvem esse jogo histórico, surgiu uma palavra adequada para sua definição: SURREAL!

Eu pretendia ser mais abrangente, mas não o serei, pois estaria sendo pretensioso. Não que uma pérola única destas não mereça, mas um review definitivo já foi feito pelo Murilo Saraiva de Queiroz para a Revista Jogos 80 n.05.

Na verdade, eu tentarei ser o mais breve possível para que o texto não se torne extremamente longo (e cansativo). Tarefa um pouco difícil quando se trata de EBdT. Não tem como ser superficial quando se trata deste jogo.

Enrendo 
O herói de EBdT é o explorador Kid K. Sador e a sua aventura é na Terra T. Nebrosa
Kid percorre os cenários recolhendo seus tesouros. Mas a coisa não é tão simples assim. São inúmeros os perigos que você deve enfrentar: escorpiões, cobras, fogueiras, pedras gigantes, jacarés, paredes esmagadoras e muitos outros perigos mortais. 

Kid tem suas habilidades. Ele pula os obstáculos, se pendura em cordas, sobe e desce por elevadores, por exemplo. 
Se safe de todos perigos e recolha todos os tesouros. Complete a missão e chegue à última tela do jogo onde está a Caverna da Caveira Gigante. 

O Jogo
Em busca dos Tesouros é um Pitfall "alike" para os Sinclair ZX81 e compatíveis.

O jogo é bem difícil por vias normais  já no inicio e o nível de complicação é progressivo ("oh cheat").   

Você tem apenas 9 vidas para se aventurar. Sim. Mais do que os gatos, mas mesmo assim, é extremamente difícil completar a aventura.
Os pulos devem ser muito bem calculados para se obter sucesso no progresso do jogo. Alias, tudo em EBdT vai exigir calculo e extrema destreza. 

Por todas as 313(!!!) telas, o jogador vai encontrar variados cenários e 15 inimigos com diversos padrões de movimentação.

Ao passar de tela, você faz 100 pontos e pegando um tesouro, 1000 a 7000 pontos, dependendo do número de caracteres $ que o mesmo contiver. Para passar de tela, basta chegar na extremidade direita da tela atual, aparecendo, assim, na extremidade esquerda da próxima tela. Nada impede que você retorne a tela anterior.

Algumas Considerações 
O jogo foi desenvolvido 100% em assembly em um período de dois anos por um garoto (naquela época, claro). Sim! Tadeu Curinga da Silva tinha apenas 15 anos quando começou o desenvolvimento de EBdT!!!

O jogo tem um demo com aproximadamente 20 telas de gamplay (attract mode) para o candidato a herói ir pegando intimidade.

No fim das contas, você pode apelar para um cheat de vidas infinitas (veja na página oficial). Com ela eu cheguei a quase 60 telas. E mesmo com o cheat, não é nada fácil chegar lá.
 

Graças ao entusiasta e mestre Kelly Murta, detentor da cópia original que se propaga agora, todos podem desfrutar deste ótimo e importante jogo.

Graças ao empenho do Murilo Saraiva de Queiroz, Em Busca dos Tesouros, uma parte importantíssima da história do desenvolvimento de jogos no Brasil pode ser conhecida por qualquer um.

Obrigado Tadeu, Kelly e Murilo.
  
Conclusão
O que se pode fazer armado de competência e criatividade? 
Certamente, muitas coisas legais e outras impressionantes!  Em Busca dos Tesouros é uma destas coisas impresionantes!

////Jogo.....: EM BUSCA dos TESOUROS
////Release: Tadeu Curinga da Silva / Micro Sistemas (1986)
////Sistema: ZX81 (16k)
////Estilo....: Plataforma, Pula-Pula, Ação
  1. Gameplay

LINKS & REFERÊNCIAS:
    Os primeiros links, são paginas mantidas pelo Murilo. Tem muitas referências, além dos downloads.  
    São as inspirações dessa matéria . Por tanto, a leitura é OBRIGATÓRIA!


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...