Retro Games Revival: Nuclear Invaders - Multi Plataforma (2012/13)

22 de jan. de 2014

Nuclear Invaders - Multi Plataforma (2012/13)

Nuclear Invaders
Em 1977, eles tentaram invadir as cidades da terra, e não conseguiram!  Agora eles estão de volta com um plano maligno: Destruir as usinas nucleares e tornar o planeta inabitável.

Mais um jogo multiplataforma e freeware dos tempos atuais. Não!  Não é obra do Mojon Twins, da Relevo ou de outro grupo desenvolvedor de jogos retro do cenário atual.
Dancresp foi quem fez essa variação sobre o mesmo tema (Space Invaders, claro). Uma boa ideia! E tão simples e bacana que o bom e velho Basic a sustenta. 
O resultado é que temos uma variação do Space Invaders para cinco plataformas retro. 
A primeira foi para MSX, depois Oric, Jupiter Ace,  ZX-Spectrum, e hoje (22/01/2014), Kelly Murta lançou a versão ZX-81!

O jogo foi publicado no fórum Zona de Puebras com listagens do código e explanações sobre o mesmo. Ah! Os downloads estão lá. Cada um no seu tópico. 

 Seguem os tópicos de cada sistema:
Cada nível tem 30 invasores atacando pelas laterais da usina. 
A cada próxima fase, a usina aumenta de tamanho, o que torna a missão dos invasores mais fácil. Assim como sua habilidade de atirador será mais exigida.
Como Nuclear Invaders é simples ao extremo, as mudanças gráficas entre as versões são mínimas e, os efeitos sonoros são efeitos característicos de cada maquina. Todos simplórios, claro.

Quem gosta da "primeira febre" dos arcades vai gostar dessa variação.

Atualizado em 24/01/2014
A primeira versão do jogo foi feita na verdade para Dragon (clone do CoCo) e foi lançado 06/11/2011 no fórum Retro Wiki. No mesmo esquema do Zona de Pruebas, com listagem e explanações sobre o código.

Não consegui jogar essa versão no M.E.S.S., mas ela aparenta ser bem mais "tosca" do que as versões posteriores. O que é perfeitamente aceitável.
Nuclear Invaders - Dragon 06/11/2011

Grato ao Murilo Saraiva de Queiroz pelos alertas e ao Marcelo Almeida pelo link da versão Dragon.

Notas:
  1. O Kelly Murta finalizou a versão ZX-81 (baseado no código do Jupiter Ace). Essa versão tem uma rotina em LM que substituirá a instrução INKEY. Resumindo, isso melhora a jogabilidade.
  2. A versão Jupiter Ace não é em basic, haja visto que a linguagem nativa desse micro é Forth! A adaptação para ZX-81 também é em Forth.
  3. A versão MSX-Basic colorida da qual tirei algumas screenshots foi alterada ao meu bel prazer seguindo as instruções do site Program Bytes 48k.
  4. No link do jogo no site Program Bytes 48k, você pode baixar um DSK com a versão MSX toda verde.

////Jogo.....: NUCLEAR INVADERS
////Release.: Dancresp (2012/13) / Kelly Murta - ZX81 (2014)
////Sistema.: DRAGON-MSX1-ZX SPECTRUM- ORIC- Jupiter Ace-ZX81
////Estilo....: Shoot'em'up

Links e Referências:
Zona de Pruebas (forún)
Program Bytes 48k 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...